segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sugestão aos Prefeitos

ANGEP

Associação Nacional de Gestão Pública

CNPJ 09.160.082/0001-06

Em 09 de fevereiro de 2009.

Senhor Prefeito,

“Só haverá Gestão Pública EFICIENTE e EFICAZ como deseja o Presidente da República, se houver recursos financeiros garantidos para isto aos municípios, sem burocracia”.

Não é novidade para ninguém que o cidadão e a cidadã nascem, vivem, moram, precisam de saúde, de educação, de emprego, de alimentação, de transporte, constituem família e morrem no município.

A Constituição Cidadã transferiu todas as responsabilidades com estas ações aos prefeitos, mas não garantiu a transferência dos recursos financeiros para elas, os quais ficam centralizados na União e nos Estados, obrigando os prefeitos a mendigarem de pires na mão, todas as vezes que tentam melhorar a qualidade destes serviços que são essenciais para a sobrevivência do ser humano e, mesmo assim, nem sempre são bem sucedidos.

Esta é a causa principal de todos os nossos problemas. Culpados? – Ninguém. Isso tudo é conseqüência de um SISTEMA arcaico e ultrapassado que só contribui para a degradação da sociedade.

O G 20 reunido em Washington no final do ano, concluiu que a causa da Crise Econômica que continua fazendo vítimas em todo o planeta é a FALTA DE TRANSPARÊNCIA, originada dentro de um dos países mais democráticos do mundo, que tem tudo a ver com o nosso SISTEMA.

Nem governadores, nem o Presidente da República têm meios para saberem das necessidades de cada cidadão e de cada cidadã que moram nos municípios. Portanto, cabe aos prefeitos em perfeita sintonia com os anseios das populações locais dos seus respectivos municípios, a responsabilidade sim de buscar soluções, mas precisam de garantia dos recursos financeiros para isto. Afinal de contas, é dos municípios que saem todos os recursos que garantem a excelente arrecadação do governo.

De maneira Senhor Prefeito, que esta oportunidade de conversar diretamente com nosso presidente nestes dois dias de evento, talvez seja única para debater um assunto desta natureza. Aproveite a boa vontade dele e proponha uma discussão a respeito que poderá mudar o Brasil e o mundo. Direcione o desenvolvimento do debate para este FOCO.

Defenda esta bandeira que é do seu interesse, mas acima de tudo é do interesse dos milhares de eleitores que confiaram nas suas promessas.

Lembre-se, esta MUDANÇA só poderá ocorrer se for de baixo para cima. Não saia deste evento sem que haja comprometimento com Ela.

Sucesso é o que lhe desejamos.

Boa Sorte.

Eduardo de Melo Machado

Presidente da ANGEP

Gestor Público

www.gestaopublica-angep.blogspot.com

Contatos – e-mail: gestao.publica@hotmail.com - Tel: (61) 3797-5947 - 8128-0972 - Brasília - DF